Saúde mental e APS

Reunião APMFC 26/11 (19:30-21:30) – Saúde mental para MFC – Dr. Paulo Menezes, Psiquiatra, Professor Titular Medicina Preventiva, da USP. Assita on line: http://www.apm.org.br/medicinadefamilia

Anúncios

Um pensamento sobre “Saúde mental e APS

  1. Muito bom, perdi parte da apresentação, mas dá para se animar com propostas inovadoras, mas nem tão novas assim:
    Qualificar a enfermeira a assumir seu papel na abordagem dos problemas de saúde mental em APS, pois estão em posição estratégica para acolher tais problemas, sobretudo quando afetam mulheres e não encaminhar tudo para as equipes de referencia em saúde mental, incluindo os casos de suicídio, que parece que são as situação que mais imobilizam esses profissionais.
    Mais que isso incrementar a capacidade dos ACS e técnicos de enfermagem na identificação precoce dos problemas de saúde mental.
    Vejam que o que menos foi falado foi o papel do médico (rsrsrs). Pelo menos tenho defendido que saúde mental em APS se faz mais com a equipe local que com psiquiatra, infelizmente um especialista muito distante da realidade da população e de ser um recurso para as equipes, sobretudo em áreas rurais em que as taxas de depressão e suicídio continuam elevadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s