Em 2013, pouco mais de um terço (37,3%) da população com 18 anos ou mais de idade consumia frutas e hortaliças na porção recomendada pela OMS. Quase o mesmo percentual (37,2%) consumia carne ou frango com excesso de gordura.
Cerca de 24,0% dessa população adulta ingeriam bebida alcoólica uma vez ou mais por semana. A frequência desse hábito entre os homens (36,3%) era quase três vezes maior do que entre as mulheres (13,0%).
11,2 milhões de adultos foram diagnosticados com depressão por um profissional de saúde mental, mas apenas 46,4% deles receberam assistência médica nos últimos 12 meses. 1,8% da população adulta recebeu diagnóstico de câncer e os tipos mais frequentes foram o câncer de mama, pele, próstata e o de colo do útero.
Entre os adultos, 46,0% não praticavam atividade física em nível suficiente no lazer, no trabalho, nos afazeres domésticos e nos seus deslocamentos diários, e 28,9% assistiam à televisão por três ou mais horas diárias.
Essas foram algumas das informações coletadas pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE que, em convênio com o Ministério da Saúde, visitou cerca de 80 mil domicílios em 1.600 municípios de todo o país, no segundo semestre de 2013.
Fonte IBGE – Para texto completo Clique AQUI ou copie o link a seguir no navegador: http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2786&busca=1&t=pns-2013-ibge-faz-um-amplo-retrato-saude-adultos-brasileiros