Agora virou livro ! Currículo baseado em competencias para Medicina de Família e Comunidade

A mensagem abaixo foi reproduzida da Rede de pesquisa em Atenção primária à Saúde.

 

 

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade organizou a publicação Currículo Baseado em Competências para MFC. No próximo ano,  a sociedade comemora 40 anos da instituição dos três primeiros programas de residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) no país, dois deles ainda ativos até os dias atuais (Centro de Saúde Escola Murialdo e Serviço de Medicina Integral da UERJ). Nessas quase quatro décadas, muito se evoluiu no campo da Atenção Primária no país, incluindo o que diz respeito à formação médica, onde o aprimoramento da qualidade dos profissionais que atuam na área tem se mostrado primordial para a melhoria dos resultados em nosso sistema de saúde.

Visando contribuir na qualificação do processo formativo dos profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) entende o fortalecimento dos programas de residência na especialidade como uma estratégia estruturante para todo o sistema de saúde. Hoje o país conta com mais de 100 programas de residência em MFC que disponibilizam em torno de 1600 vagas de residência a cada ano. Nesse sentido a publicação de diretrizes que visem homogeneizar a formação ofertada é tida como algo essencial para a garantia da qualidade dos egressos. Baseando-se nas melhores experiências internacionais quanto à formação de especialistas em MFC, e buscando dar resposta às necessidades dos nossos programas de residência, a SBMFC traz ao público este Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade que é fruto de um trabalho de um ano com a participação de dezenas de especialistas com experiência no tema no Brasil e no exterior. Este produto busca servir de guia para os programas de residência na especialidade no país, assim como nos futuros processos de certificação de especialistas realizados por esta sociedade médica. Ele pode e deve ser relativizado para a realidade local e não há restrição quanto a sua utilização para a elaboração de currículos complementares a serem adotados por cada programa de residência, se assim se fizer necessário.

Confira a publicação clicando em Curriculo Baseado em Competencias

Como opção clique AQUI ou copie o link a seguir no seu navegador: http://www.rededepesquisaaps.org.br/wp-content/uploads/2015/04/Curriculo-Baseado-em-Competencias.pdf

 

Como informação complementar, ao menos 3 colaboradores Capixabas participaram do processo e são devidamente identificados no Livro:

Leonardo Ferreira Fontenelle; Marcello D.B. Dalla (Especialistas participantes da revisão de conteúdo no formato Delphi) e Héctor Yuri Conti Wanderley (Colaborador através de Consulta Pública).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s