Moção de aplauso à Secretaria Municipal de Saúde de Vitória – ES

A Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade manifesta congratulações à Secretaria Municipal de Saúde de Vitória – ES pela realização de processo seletivo que valoriza a especialidade Medicina de Família e Comunidade ao considerar o Título de Especialista como requisito para o exercício do cargo de médico da Estratégia Saúde da Família.

O reconhecimento da especialidade Medicina de Família e Comunidade por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória – ES é um passo importante para o fortalecimento do sistema de saúde local e agrega forças a uma série de iniciativas existentes de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no estado, como a recente expansão de vagas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, potencializando um ciclo virtuoso de valorização profissional, melhoria da qualidade da atenção à saúde da população e aumento do número de médicos que optam por exercer a especialidade.

Importante destacar que sem investimentos sólidos e permanentes na estruturação da Atenção Primária à Saúde, na valorização de todos os profissionais integrantes das equipes de saúde e no fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade, muitos dos atuais problemas enfrentados pelas municipalidades, como por exemplo a rotatividade de profissionais e a escassez de candidatos aos postos de trabalho criados, não serão resolvidos.

É salutar a todos os envolvidos com a execução das ações de saúde entender que a adequada formação médica para a atuação na Atenção Primária à Saúde é indispensável para a garantia da qualidade das Unidades de Saúde. Inúmeras evidências científicas mostram que a presença de um médico qualificado neste nível de atenção implica em melhores resultados de saúde, maior satisfação e segurança para os usuários dos serviços, melhor uso dos escassos recursos de saúde e melhor coordenação da atenção entre os distintos serviços.1,2,3

Ou seja, em um contexto de grande complexidade epidemiológica como o atual, fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Medicina de Família e Comunidade é imperativo. É neste sentido que gostaríamos de congratular a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória – ES.

 

Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade

ACMFC – Gestão 2018-2020

 

Referências

1 – BRASIL. MInistério da Saúde . Portaria no. 2.436 de 21 de setembro de 2017 – Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2017.

2 – American College of Physicians. How Is a Shortage of Primary Care Physicians Affecting the Quality and Cost of Medical Care?. Philadelphia: American College of Physicians; 2008

3 – Afonso MPD, Shimizu HE, Merchan-Hamann E, et al Association between hospitalisation for ambulatory care-sensitive conditions and primary health care physician specialisation: a cross-sectional ecological study in Curitiba (Brazil) BMJ Open 2017;7:e015322. doi: 10.1136/bmjopen-2016-015322

 

Moção de aplauso a Secretaria Municipal de Saúde Vitória – ACMFC

Informações do Processo Seletivo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s