Moção de aplauso à Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica – ES

A Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade manifesta congratulações à Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica – ES por realizar um processo seletivo que valoriza a especialidade Medicina de Família e Comunidade ao considerar o Título de Especialista como requisito para o exercício do cargo.

O reconhecimento da especialidade Medicina de Família e Comunidade por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica – ES é um passo importante para o fortalecimento do sistema de saúde local e um incentivo para que outros municípios do Espírito Santo criem concursos públicos e processos seletivos específicos para a especialidade, dando sequência a outras iniciativas semelhantes vistas recentemente em alguns municípios do ES.

Tal fato agrega forças a uma série de iniciativas existentes de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no estado, como a recente expansão de vagas de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, potencializando um ciclo virtuoso de valorização profissional, melhoria da qualidade da atenção à saúde da população e aumento do número de médicos que optam por exercer a especialidade.

Além disso, fica evidente a importância da implantação de Programas de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade pelos municípios ou em parcerias com instituições de ensino.

Importante destacar que sem investimentos sólidos e permanentes na estruturação da Atenção Primária à Saúde, na valorização de todos os profissionais integrantes das equipes de saúde e no fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade, muitos dos atuais problemas enfrentados pelas municipalidades, como por exemplo a rotatividade de profissionais e a escassez de candidatos aos postos de trabalho criados, não serão resolvidos.

Destaca-se também que a exigência de titulação em Medicina de Família e Comunidade em concursos públicos, embora fundamental e digna de reconhecimento, não é suficiente. Recomendamos atrelar a isto a devida valorização salarial, a incorporação dos médicos a equipes de saúde completas e satisfeitas com o trabalho, bem como a criação de espaços colegiados e horizontais de gestão dos processos de trabalho nos serviços de saúde. Estas recomendações são pertinentes ao conjunto dos municípios capixabas.

É salutar a todos os envolvidos com a execução das ações de saúde entender que a adequada formação médica para a atuação na Atenção Primária à Saúde é indispensável para a garantia da qualidade das Unidades de Saúde.

Inúmeras evidências científicas mostram que a presença de um médico qualificado neste nível de atenção implica em melhores resultados de saúde, maior satisfação e segurança para os usuários dos serviços, melhor uso dos escassos recursos de saúde e melhor coordenação da atenção entre os distintos serviços.

Ou seja, em um contexto de grande complexidade epidemiológica como o atual, fortalecer a Atenção Primária à Saúde e a Medicina de Família e Comunidade é imperativo. E é neste sentido que gostaríamos de apoiar a iniciativa de Cariacica e qualquer outra de igual importância.

 

Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade

ACMFC – Gestão 2018-2020

Moção de aplauso a Secretaria Municipal de Saúde Cariacica – ACMFC

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s