Na terça-feira, dia 08 de janeiro de 2019, o secretário de saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandres, deu uma entrevista a rádio CBN onde, dentre outros assuntos, abordou o fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade (MFC) como foco para para uma saúde mais qualificada e organizada.
Uma das primeiras agendas do secretário no ano de 2019 foi com a Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), onde foram apresentadas intenções de sua gestão com intuito de consolidar o sistema de saúde capixaba e desenvolver iniciativas para fomentar nos municípios a ampliação das equipes de estratégia de saúde da família (ESF) através do fortalecimento da especialidade – MFC – no estado.
Na entrevista a CBN, Nésio frisou a importância do profissional que está atuante na porta de entrada, valorizando a qualificação destes através da ampliação e melhoria dos programas de residência em MFC no estado. Ressaltou que para que a resolubilidade da atenção primária alcance números de 85% a 90%, o médico especialista em MFC deve assumir a ponta.
Neste link ( http://www.gazetaonline.com.br/cbn_vitoria/entrevistas/2019/01/secretario-defende-modernizacao-e-melhor-organizacao-da-saude-no-es-1014162671.html ) vocês podem conferir a entrevista completa, onde nos últimos 10 minutos fala-se sobre a APS e nos últimos 6 sobre a MFC.