Carta de boas vindas aos profissionais do Qualifica-APS/Espírito Santo

Hoje é um dia de grande alegria para a Atenção Primária a Saúde (APS) Capixaba. Inicia-se hoje o trabalho dos médicos, enfermeiros e dentistas que em conjunto terão um grande potencial transformador da APS Capixaba e que a colocarão em destaque no cenário nacional.

Gostaríamos de enaltecer o papel da SESA/ICEPi, representada pelo Secretário de Saúde Nésio Fernandes e pela Diretora Geral do ICEPi Quelen Tanize, como formuladores da política de Qualificação da APS (Qualifica-APS). O papel dos municípios que ousaram apostar nessa iniciativa para induzir a expansão e a qualificação da rede assistencial. E principalmente, o papel dos supervisores que terão o desafio de instrumentalizar os profissionais da saúde do Qualifica-APS para proverem uma APS acessível, abrangente e humanizada a população Capixaba.

Aos médicos e médicas que iniciam hoje sua jornada no Qualifica-APS através do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Clínicas em Medicina de Família e Comunidade seu maior desafio será responder as necessidades da população assistida conhecendo a realidade local e transformando-a, com a retaguarda de médicos de família e comunidade. A medicina de família e comunidade (MFC) é a especialidade médica adequada para a APS, mas infelizmente ainda é escassa no nosso estado e país. Gostaríamos de parabenizar os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Colatina e Atilio Vivaqua que, em conjunto com instituições parceiras, possuem residência em medicina de família e comunidade, que é o padrão ouro de formação, e já colhem os frutos de uma atenção qualificada a sua população. Nosso desejo, enquanto Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade (ACMFC), é que os médicos que iniciam hoje o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Clínicas em MFC, ao final do curso e cumprindo o tempo necessário preconizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação Médica Brasileira (AMB), estejam aptos do ponto de vista teórico-prático a realizem a prova de título da SBMFC e se tornem especialistas em Medicina de Família e Comunidade. Acreditamos que com o movimento de titulação que está por vir e o fortalecimento das residências em Medicina de Família no Espírito Santo possamos formar os médicos de família que a população Capixaba e o Brasil necessitam.

Aproveitamos o momento oportuno para convidar a todas e todos os profissionais de saúde, estudantes e gestores a prestigiar o II Congresso Capixaba de MFC, que será realizado entre os dias 24 e 26/04/20 e ao Congresso Ibero Americano de MFC que será realizado em Junho/2021 no Pavilhão de Carapina/ES.

Excelente início de trabalho aos profissionais de Saúde do Qualifica APS.

Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade – Diretoria 2018-2020

WhatsApp Image 2019-11-14 at 14.20.59

WhatsApp Image 2019-11-14 at 14.22.31WhatsApp Image 2019-11-14 at 14.36.05WhatsApp Image 2019-11-14 at 15.13.11

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s